Projetos

1 – REDUÇÃO DE TEMPERATURA:

Há anos o planeta Terra sofre com as variações climáticas, e todos os seus desdobramentos no âmbito do conforto térmico. Inúmeras soluções foram criadas para atenuar uma das variáveis mais críticas no tocante a temperatura e a sua redução. O conceito de “evaporação flash”, veio proporcionar reduções significativas, com qualidades insuperáveis se comparadas á climatização convencional. Utilizada através da aspersão de micro gotas no ambiente, formando uma névoa que queima partículas de calor, sempre propagada pelo fluxo de ar dos nossos turbos ventiladores, bombeados por módulos de alta pressão, monitorados por painéis inteligentes. Esta é a solução adequada para ambientes fabris, galpões, armazéns, pavilhões, áreas cobertas de grandes dimensões, locais que possuam equipamentos que geram calor em seu funcionamento, ou locais encapsulados sem circulação de ar suficiente.

2 – UMIDIFICAÇÃO DE GALPÕES & ARMAZÉNS:

Inúmeros locais de armazenamento e estocagem sofrem graves consequências na qualidade do produto armazenado em razão das súbitas e constantes variações da umidade relativa do ar. Os sistemas “Misting” podem controlar a umidade do ambiente através da aspersão de névoa, proporcionando um controle efetivo da umidade assegurando que os produtos não sofrerão mais nenhuma variação decorrente dessas instabilidades. O controle de umidade nesses setores normalmente é aplicado através de “linhas estáticas” que juntamente com os conjuntos aspersores, conseguem propagar, estabilizar e controlar a umidade necessária ao ambiente. O processo de umidificação proporciona segurança na armazenagem de madeiras, grãos e cereais de um modo geral, em adegas de conservação de tonéis de madeira, haja visto a sensibilidade das bebidas estocadas nesses barris, causando inclusive a sua deterioração prematura.

3 – SUPRESSÃO DE POEIRAS:

Observamos com frequência no segmento de transformação, diversos processos produtivos que geram quantidades maciças de poeira em suspensão. Normalmente são processos que transformam e reduzem o tamanho de partículas, seja por corte, moagem, peneiramento, todas com objetivo de reduzir partículas, todavia a poeira desprendida desses processos, são extremamente nocivas aos trabalhadores envolvidos no processo. Tal agente quando encontrado no ambiente profissional, trazem penalidades para os empregadores, que num dado momento buscam uma solução para redução de partículas suspensas. A propagação de névoa aspergida através de linhas estáticas montadas com bicos aspersores ocasiona uma aglutinação das partículas de poeira, que se tornam mais pesadas e se precipitam em direção ao solo. A redução de partículas deixa o ar livre de poeira suspensa tornando-o mais saudável e propício à sobrevivência humana. Normalmente são indicadas nos segmentos de mineração, prospecção de túneis, pedreiras, no processamento de granitos, marmorarias, produção de aço, usinas siderúrgicas, terminais de carvão, terminais de embarque de grãos, torrefações, carpintarias, marcenarias e etc.

4 – CONTROLE DE ODOR:

Os odores propagados em áreas fabris podem reduzir a produtividade e causar enorme desconforto aos trabalhadores expostos, e podem gerar processos judiciais e até o fechamento de unidades por parte de órgãos ambientais, que tem estado cada vez mais severos ao aplicar penalidades contra empresas que tem facilidade de liberação de odores. O sistema de nebulização tem sido utilizados com sucesso na supressão de odores, quando aplicados a partir de conjuntos aspersores de alta pressão, bombeados através de linhas estáticas, juntamente com produtos químicos que resultam na eliminação completa desses odores indesejáveis. São indicados por trazerem resultados excepcionais, em instalações de tratamento de resíduos sólidos, estações de transferência de lixo, aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, depósitos de resíduos tóxicos dentre outros.

5 – CONSERVAÇÃO DE VEGETAIS, HORTALIÇAS E FLORES EM ESTUFAS:

Os segmentos de varejo de vegetais perecíveis sofrem prejuízos constantes com a deterioração prematura desses produtos em exposição, por não existirem formas eficazes de expô-los e conservá-los simultaneamente. Os sistemas “Misting” são capazes de aumentar significativamente o tempo de vida, e o aspecto sadio dos exemplares expostos. É sabido que os vegetais, hortaliças, legumes, raízes, tubérculos, frutas e flores quando refrigerados perdem umidade rapidamente, desidratam, e consequentemente adquirem um aspecto ressecado, sem vida. E quando umidificados, mantém por muito mais tempo um aspecto hidratado, brilhante e com viço, o que não mascara o aspecto do produto, mas realmente o mantém conservado, hidratado e pronto para ser consumido. Indicados para as atividades de atacado e varejo de hortifrutigranjeiros, mercearias, supermercados, hipermercados, distribuidores de plantas ornamentais e flores em geral.

6- REDUÇÃO DE ENERGIA ESTÁTICA:

Sabe-se que diversos processos fabris sofrem com as cargas de energia estática, geradas no processo ou na manipulação de matérias primas durante a sua manufatura ou operação. Eventualmente essas cargas trazem impossibilidade de produzir, retrabalhos, perdas de material, incorreções e aumento de custos operacionais. Ao longo do tempo se observou que os índices de umidade relativa do ar, estão diretamente ligados a um volume maior ou menor de energia estática, onde se observou que quanto mais baixa a umidade mais energia estática se encontra no ambiente. Com a aplicação de névoa mediante a utilização de linhas de aspersão conseguimos manter níveis de umidade mais elevados e sob o controle efetivo, o que garante a redução imediata da energia estática, deixando o ambiente fabril totalmente apto para a produção contínua, sem interrupções, sem perdas ou retrabalhos. São aplicadas em atividades onde a energia estática compromete ou impossibilita a produção, onde tecelagens e empresas especializadas em impressão de rótulos plásticos e são algumas das aplicações conhecidas.

7 – PRÉ-RESFRIAMENTO DE EQUIPAMENTOS:

Inúmeros equipamentos sofrem um aquecimento considerável durante a sua operação. Esse aquecimento resulta além de um desgaste maior em seus componentes, agrega também um aumento significativo no consumo de energia, e ainda como consequência uma perda na eficiência do equipamento, por estar sempre trabalhando com o esforço máximo criado pela ação do calor. Quando aplicamos linhas estáticas voltadas para o corpo das ventoinhas dos transformadores elétricos, baixamos significativamente a temperatura do óleo, o que possibilita que a produção de energia seja aumentada, sem contar com a redução na fadiga dos equipamentos, que sempre resultam em gastos extras com trocas e manutenções constantes. Outra aplicação que resulta na redução do consumo de energia e que não é utilizada com grande frequência no Brasil, mas é amplamente utilizado nos EUA, é o pré-resfriamento de unidades condensadoras de ar condicionado. Utilizando o conceito da evaporação flash, é possível manter as condensadoras em temperaturas baixas, o que possibilita a redução da temperatura nos

equipamentos em 30%. Tal redução permite que o ar condicionado permaneça trabalhando sem fadiga, sem desgastes, gerando um rendimento muito maior na produção de ar frio, e economizando uma quantidade significativa de kW/h em gastos com energia elétrica. Locais que utilizam sistema de ar condicionado central podem atingir grandes reduções de consumo de energia, quando resfriando suas centrais de condensação, podem ser utilizados em edifícios, shopping centers e outros locais que utilizem sistemas de ar central.

8 – LAZER:

Ao longo do tempo, inúmeras soluções de resfriamento, controle de umidade e redução de temperatura foram desenvolvidas para ambientes de lazer. Normalmente apresentadas em linhas estáticas, resultam em grande satisfação aos usuários, dada a sensação de bem estar obtida da evaporação de névoa em áreas onde as massas de calor comprometem a permanência em áreas projetadas para o lazer como varandas, churrasqueiras, áreas de piscinas, espaços gourmet, clubes, terraços dentre outros.

1 – REDUÇÃO DE TEMPERATURA:

Há anos o planeta Terra sofre com as variações climáticas, e todos os seus desdobramentos no âmbito do conforto térmico. Inúmeras soluções foram criadas para atenuar uma das variáveis mais críticas no tocante a temperatura e a sua redução. O conceito de “evaporação flash”, veio proporcionar reduções significativas, com qualidades insuperáveis se comparadas á climatização convencional. Utilizada através da aspersão de micro gotas no ambiente, formando uma névoa que queima partículas de calor, sempre propagada pelo fluxo de ar dos nossos turbos ventiladores, bombeados por módulos de alta pressão, monitorados por painéis inteligentes. Esta é a solução adequada para ambientes fabris, galpões, armazéns, pavilhões, áreas cobertas de grandes dimensões, locais que possuam equipamentos que geram calor em seu funcionamento, ou locais encapsulados sem circulação de ar suficiente.

2 – UMIDIFICAÇÃO DE GALPÕES & ARMAZÉNS:

Inúmeros locais de armazenamento e estocagem sofrem graves consequências na qualidade do produto armazenado em razão das súbitas e constantes variações da umidade relativa do ar. Os sistemas “Misting” podem controlar a umidade do ambiente através da aspersão de névoa, proporcionando um controle efetivo da umidade assegurando que os produtos não sofrerão mais nenhuma variação decorrente dessas instabilidades. O controle de umidade nesses setores normalmente é aplicado através de “linhas estáticas” que juntamente com os conjuntos aspersores, conseguem propagar, estabilizar e controlar a umidade necessária ao ambiente. O processo de umidificação proporciona segurança na armazenagem de madeiras, grãos e cereais de um modo geral, em adegas de conservação de tonéis de madeira, haja visto a sensibilidade das bebidas estocadas nesses barris, causando inclusive a sua deterioração prematura.

3 – SUPRESSÃO DE POEIRAS:

Observamos com frequência no segmento de transformação, diversos processos produtivos que geram quantidades maciças de poeira em suspensão. Normalmente são processos que transformam e reduzem o tamanho de partículas, seja por corte, moagem, peneiramento, todas com objetivo de reduzir partículas, todavia a poeira desprendida desses processos, são extremamente nocivas aos trabalhadores envolvidos no processo. Tal agente quando encontrado no ambiente profissional, trazem penalidades para os empregadores, que num dado momento buscam uma solução para redução de partículas suspensas. A propagação de névoa aspergida através de linhas estáticas montadas com bicos aspersores ocasiona uma aglutinação das partículas de poeira, que se tornam mais pesadas e se precipitam em direção ao solo. A redução de partículas deixa o ar livre de poeira suspensa tornando-o mais saudável e propício à sobrevivência humana. Normalmente são indicadas nos segmentos de mineração, prospecção de túneis, pedreiras, no processamento de granitos, marmorarias, produção de aço, usinas siderúrgicas, terminais de carvão, terminais de embarque de grãos, torrefações, carpintarias, marcenarias e etc.

4 – CONTROLE DE ODOR:

Os odores propagados em áreas fabris podem reduzir a produtividade e causar enorme desconforto aos trabalhadores expostos, e podem gerar processos judiciais e até o fechamento de unidades por parte de órgãos ambientais, que tem estado cada vez mais severos ao aplicar penalidades contra empresas que tem facilidade de liberação de odores. O sistema de nebulização tem sido utilizados com sucesso na supressão de odores, quando aplicados a partir de conjuntos aspersores de alta pressão, bombeados através de linhas estáticas, juntamente com produtos químicos que resultam na eliminação completa desses odores indesejáveis. São indicados por trazerem resultados excepcionais, em instalações de tratamento de resíduos sólidos, estações de transferência de lixo, aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, depósitos de resíduos tóxicos dentre outros.

5 – CONSERVAÇÃO DE VEGETAIS, HORTALIÇAS E FLORES EM ESTUFAS:

Os segmentos de varejo de vegetais perecíveis sofrem prejuízos constantes com a deterioração prematura desses produtos em exposição, por não existirem formas eficazes de expô-los e conservá-los simultaneamente. Os sistemas “Misting” são capazes de aumentar significativamente o tempo de vida, e o aspecto sadio dos exemplares expostos. É sabido que os vegetais, hortaliças, legumes, raízes, tubérculos, frutas e flores quando refrigerados perdem umidade rapidamente, desidratam, e consequentemente adquirem um aspecto ressecado, sem vida. E quando umidificados, mantém por muito mais tempo um aspecto hidratado, brilhante e com viço, o que não mascara o aspecto do produto, mas realmente o mantém conservado, hidratado e pronto para ser consumido. Indicados para as atividades de atacado e varejo de hortifrutigranjeiros, mercearias, supermercados, hipermercados, distribuidores de plantas ornamentais e flores em geral.

6- REDUÇÃO DE ENERGIA ESTÁTICA:

Sabe-se que diversos processos fabris sofrem com as cargas de energia estática, geradas no processo ou na manipulação de matérias primas durante a sua manufatura ou operação. Eventualmente essas cargas trazem impossibilidade de produzir, retrabalhos, perdas de material, incorreções e aumento de custos operacionais. Ao longo do tempo se observou que os índices de umidade relativa do ar, estão diretamente ligados a um volume maior ou menor de energia estática, onde se observou que quanto mais baixa a umidade mais energia estática se encontra no ambiente. Com a aplicação de névoa mediante a utilização de linhas de aspersão conseguimos manter níveis de umidade mais elevados e sob o controle efetivo, o que garante a redução imediata da energia estática, deixando o ambiente fabril totalmente apto para a produção contínua, sem interrupções, sem perdas ou retrabalhos. São aplicadas em atividades onde a energia estática compromete ou impossibilita a produção, onde tecelagens e empresas especializadas em impressão de rótulos plásticos e são algumas das aplicações conhecidas.

7 – PRÉ-RESFRIAMENTO DE EQUIPAMENTOS:

Inúmeros equipamentos sofrem um aquecimento considerável durante a sua operação. Esse aquecimento resulta além de um desgaste maior em seus componentes, agrega também um aumento significativo no consumo de energia, e ainda como consequência uma perda na eficiência do equipamento, por estar sempre trabalhando com o esforço máximo criado pela ação do calor. Quando aplicamos linhas estáticas voltadas para o corpo das ventoinhas dos transformadores elétricos, baixamos significativamente a temperatura do óleo, o que possibilita que a produção de energia seja aumentada, sem contar com a redução na fadiga dos equipamentos, que sempre resultam em gastos extras com trocas e manutenções constantes. Outra aplicação que resulta na redução do consumo de energia e que não é utilizada com grande frequência no Brasil, mas é amplamente utilizado nos EUA, é o pré-resfriamento de unidades condensadoras de ar condicionado. Utilizando o conceito da evaporação flash, é possível manter as condensadoras em temperaturas baixas, o que possibilita a redução da temperatura nos equipamentos em 30%. Tal redução permite que o ar condicionado permaneça trabalhando sem fadiga, sem desgastes, gerando um rendimento muito maior na produção de ar frio, e economizando uma quantidade significativa de kW/h em gastos com energia elétrica. Locais que utilizam sistema de ar condicionado central podem atingir grandes reduções de consumo de energia, quando resfriando suas centrais de condensação, podem ser utilizados em edifícios, shopping centers e outros locais que utilizem sistemas de ar central.

8 – LAZER:

Ao longo do tempo, inúmeras soluções de resfriamento, controle de umidade e redução de temperatura foram desenvolvidas para ambientes de lazer. Normalmente apresentadas em linhas estáticas, resultam em grande satisfação aos usuários, dada a sensação de bem estar obtida da evaporação de névoa em áreas onde as massas de calor comprometem a permanência em áreas projetadas para o lazer como varandas, churrasqueiras, áreas de piscinas, espaços gourmet, clubes, terraços dentre outros.